"Quem sabe, um dia, eu não deixe de ser assim tão inconstante e instável? Até lá, sou uma nova atração a cada dia"

(Sttela Vasco)





quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Adágio

Uma avenida iluminada, uma cidade efervescente... E todo o controle que tinha sobre sua vida estava esvaindo-se por entre suas mãos. Talvez nunca tenha realmente lhe pertencido. Sua cabeça girava e ela mal conseguia ver o que estava logo a sua frente, sentia raiva de si própria, raiva de seu egoísmo cego. Tudo estava tão claro, todos estavam tão alegres. Um guitarrista de rua tocava alegre alguma canção natalina famosa, pessoas paravam para observá-lo. “A música une as pessoas”, alguém lhe disse uma vez. Era estranho para ela perceber que aquele homem sem nada estava feliz. Tudo o que ele tinha em mãos era um instrumento gasto, um amplificador velho e a graça de ser artista. Porque, para ela, os artistas têm algo a mais em suas almas, algo que vai além da compreensão de qualquer outro ser humano. Não havia razões para se queixar, tudo a sua volta conspirava a seu favor, tudo lhe trazia um ar agradável. Porém ela não conseguia mais ver graça naquilo tudo. Breves momentos de sorriso, muitos momentos de frustração e alguns de lágrimas. Os de lágrimas eram os que mais lhe doíam. Sentia-se fraca e frágil, gostaria que alguém tomasse conta de tudo por ela, que alguém tomasse conta dela. Não. Jamais permitiria que aquilo transparecesse ninguém nunca poderia saber. Era egoísta sim, mas, ao menos, admitia. Havia momentos em que sorria, momentos em que parecia ter alcançado uma alegria extravagante, uma felicidade plena. Mas ainda assim havia momentos de escuridão. E ela não sabia como lidar com tais momentos e, por essa razão, deixava ser consumida por eles. Deixava com que eles tragassem todo seu espírito e depois cuspissem frangalhos ansiosos para serem recompostos. Talvez houvesse algo de masoquista dentro dela, talvez gostasse de sofrer. Ou talvez gostasse de ter a esperança de que alguém viria lhe socorrer e lhe puxar de volta à luz.
(Sttela Vasco)